A expansão Árabe na África e os impérios negros de Gana, Mali e Songai (sécs.Vll-XVl) - Primeira Parte


Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso,
Louvado seja Deus, Senhor do Universo,
O Clemente, o Misericordioso,
Soberano do Dia do Juízo.
Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!
Guia-nos à senda reta,
À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados.
(Alcorão, A Abertura, 1ª Surata).

A expansão militar

Existem muitos fatores que contribuíram para a expansão árabe no século Vll, que partiu da península arábica em direção ao ocidental. Motivados pela baixa produtividade do solo da península e o desejo de ter uma terra cultivável, somando a uma população em crescimento, o enfraquecimento dos reinos de Bizâncio e da Pérsia, que se encontravam devastados pelas guerras e suas províncias estão em declínio. Heráclio o imperador bizantino (610-641) perdeu províncias que havia conquistado recentemente.

A Síria e a Mesopotâmia tinham tribos árabes,  talvez isso tenha contribuído para sucessivas vitórias da espada do islã, fortalecidos pela unidade política e espiritual.

A fragmentação do Nortes da África em potentados.

As três cortes dos reinos africanos protegeram e desenvolveram as artes, tais como, música, poesia, arquitetura, pintura a fililosofia e algumas artes menores, estampas de tecido e  etc. Em Kairuan foi erguida a Mesquita de Sidi oqba, a qual já foi restaurada sete vezes. A riqueza da arte de Sidi conhecida como "um dos quatro portões do paraíso".
O mais antigo minarete quadrado e maciço do mundo ( torre de mesquita) iluminadas por velas,  é um marco da arquitetura e da fé Islâmica.
É válido lembrar que os mulçumanos também desenvolveram algumas artes menores que foram os azulejos envernizado , louça de barro,  vasos de cristais, vidros. Enfim todas as manifestações de criatividade artística humana brotaram na África do Norte Islâmicas entre os séculos VII e XI.

Natureza e força da civilização islâmica no Norte da África

Sabemos que na Idade Média os mulçumanos estimularam muito a educação e o estudo das letras. No século X, a biblioteca de cairo já era uma das maiores do mundo conhecido, pois o  islão patrocinava muito saber.
Em 988 Iacub Qilis comveceu o califa Egipicio Aziz a custear a educação. Era o inicio do ensino público, logo seguido pelas universidades europeias. Entre todos os nomes que brilharam dentre os doutores do Islã nesse período, o mais conhecido é o AL- Hazin. Matemático mulçumano, que ficou conhecido por perceber a capacidade aumentativa do vidro. Onde em seu livro de Ótica, quem deu um passo importante e definitivo ao trabalhar a ação dos "corpos lenticulares" .

Welington de Souza Ferreira


Comentários